Como promover a saúde e segurança do trabalho na sua empresa
Promover saúde e segurança do trabalho deve ser uma meta de todas as empresas. Dessa maneira, elas podem garantir menos riscos aos seus trabalhadores, além de se adequarem às normas vigentes em nosso país. Por isso, preparamos esta publicação especial sobre o tema. Portanto, se você quer saber como promover saúde e segurança do trabalho […]
Promover saúde e segurança do trabalho deve ser uma meta de todas as empresas. Dessa maneira, elas podem garantir menos riscos aos seus trabalhadores, além de se adequarem às normas vigentes em nosso país. Por isso, preparamos esta publicação especial sobre o tema. Portanto, se você quer saber como promover saúde e segurança do trabalho na sua empresa, siga lendo até o final!

Entenda o que saúde e segurança do trabalho significam

saúde e segurança do trabalho Antes de mais nada, você sabe o que significa saúde e segurança do trabalho? Como esses conceitos se relacionam um com o outro? Pois bem, caso a resposta seja negativa, há muito o que aprender. Neste caso, você pode voltar em alguns posts nossos do passado. Clicando aqui, por exemplo, você vai entender o que de fato é a segurança do trabalho. Por outro lado, para entender melhor sobre a medicina do trabalho, veja aqui. E para saber a diferença entre ambos, também já realizamos outra publicação que você pode acessar neste link! Além disso, já falamos sobre gestão de saúde ocupacional, sobre os principais exames e muito mais. Por isso, comece dando uma olhada em nosso blog para tirar suas dúvidas sobre os principais conceitos.

Conheça as Normas Regulamentadoras (NRs)

Outro ponto importante é entender como funcionam e para que servem as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs. Elas servem para a saúde e segurança do trabalho, e devem ser seguidas. Portanto, veja algumas das principais e sobre o que falam:
  • NR 05: fala da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
  • NR 06: está relacionada com a obrigatoriedade do oferecimento e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
  • NR 07: versa sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além de regulamentar sobre primeiros socorros.
  • NR 09: a NR 09 fala sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), auxiliando na prevenção destes riscos.
  • NR 16: está relacionada ao adicional de periculosidade.
  • NR 20: voltada para locais em que há risco de manipulação de combustíveis e inflamáveis.
  • NR 35: a NR 35, por seu turno, está relacionada às exigências para quem atua com trabalho em altura.

Favoreça o uso de EPIs

segurança e saúde do trabalho Outra medida importante de como promover a saúde e segurança do trabalho na sua empresa é disponibilizar e incentivar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, ou EPIs. Eles são obrigatórios dependendo dos riscos os quais os seus funcionários são expostos. Entre os principais EPIs, temos, por exemplo, o uso de máscaras, de botas específicas, de óculos protetores, entre vários outros. Por isso, é importante entender bem o que dizem as normas para não trazer problemas aos seus trabalhadores nem correr risco de multas para a empresa. Como falei antes, isto está disposto mais especificamente na NR 06. Nela, então, você vai ver que os EPIs podem proteger basicamente todas as partes do corpo. Além disso, existem os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Eles são complementares aos EPIs porque visam adequar o ambiente de trabalho como um todo, tornando-o mais seguro.

Faça treinamentos sobre saúde e segurança do trabalho

Por fim, a promoção de treinamentos sobre saúde e segurança do trabalho é muito importante. A partir desta capacitação, os trabalhadores vão entender como a saúde deles pode ser impactada e, assim, também de que forma devem se proteger. Desse modo, você pode criar, na sua empresa, uma cultura de prevenção, que vise eliminar o risco antes de ele acontecer. Ademais, pode favorecer a integração entre os próprios colaboradores, que passam a cooperar mais uns com os outros. E então, o que achou dessas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *