Como funciona o curso de brigada de incêndio?
O curso de brigada de incêndio serve para preparar e capacitar um grupo de pessoas para prevenir, combater e abandonar princípios de incêndio. Além disso, elas devem aprender também a como prestar os primeiros socorros, para os casos de necessidade. Além disso, estes cursos devem ser realizados de acordo com normas técnicas bem estabelecidas, como […]
O curso de brigada de incêndio serve para preparar e capacitar um grupo de pessoas para prevenir, combater e abandonar princípios de incêndio. Além disso, elas devem aprender também a como prestar os primeiros socorros, para os casos de necessidade. Além disso, estes cursos devem ser realizados de acordo com normas técnicas bem estabelecidas, como é o caso da NBR 14276. Se você está precisando e deseja saber como funciona o curso de brigada de incêndio, continue lendo!

Para que serve o curso de brigada de incêndio?

curso de brigada de incêndio Para começar, precisamos falar mais especificamente sobre para que serve o curso de brigada de incêndio. Ou seja, quais são os objetivos pelos quais esse curso é importante para quem o faz. Bom, como já antecipei na introdução, a partir dele é que se aprendem alguns elementos essenciais, tais como o combate e a prevenção de incêndios, além dos primeiros socorros. Dessa forma, este é um importante instrumento para preservar a vida dos funcionários nas empresas. Além disso, ele também é obrigatório em muitos locais, e há variabilidade nas normas de acordo com as normas vigentes em cada região e estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. Portanto, para saber mais especificamente sobre o seu local de atuação, somente após uma consulta mais específica. Dito isso, o curso de brigada de incêndio objetiva capacitar quem atua naquele ambiente laboral. Com isso, os funcionários aprendem a como agir da maneira mais segura e correta caso ocorra algum princípio de incêndio. Como resultado, aumenta-se o nível de prevenção contra casos mais graves de fogo. Assim, também é protegida a saúde dos trabalhadores daquela empresa.

O que se aprende

Existem alguns elementos que devem ser aprendidos em qualquer curso de brigada de incêndio. Compreendê-los corretamente é o que garante a eficácia no combate e na prevenção de casos como este. Neste caso, a maioria das técnicas está relacionada a fatores como os exemplos abaixo:
  • Elaboração de planos de emergência;
  • Como utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Como prevenir contra incêndios;
  • Quais são as melhores formas de combater o fogo que já começou;
  • Quais são os procedimentos mais adequados para retirar as pessoas que estão ocupando o local em que ocorreu o incêndio;
  • Como avaliar as instalações elétricas e os extintores.
Perceba, dessa maneira, que há uma grande quantidade de elementos a serem aprendidos. Estes acima são só alguns exemplos e, na prática, com o curso se aprende muito mais, o que auxilia na proteção das pessoas e na preservação do local de trabalho.

Quem deve ministrar o curso de brigada de incêndio?

curso de brigada de incêndio Como você já deve estar imaginando, nem todo mundo pode ministrar um curso de brigada de incêndio. Na verdade, então, existem pessoas especializadas as quais são as responsáveis por darem as aulas. Dessa maneira, são estes especialistas quem passam as instruções aos voluntários da empresa que se dispõem a aprender. Por isso, procure uma empresa especializada para saber mais detalhes a respeito.

Duração do curso

Por fim, saiba que o curso de brigada de incêndio depende de uma série de fatores com relação à sua complexidade. Por isso, a duração também pode variar em função de alguns elementos. Isto está relacionado ao tamanho da população da edificação, do grau de risco que é classificada e do tipo de ocupação. Assim, existem três níveis:
  • Nível básico: com um treinamento voltado para edificações pequenas e de baixo risco, o curso tem uma duração de pelo menos 4 horas.
  • Nível intermediário: nesta situação, o treinamento é em campo, voltado para locais de risco médio (como casas noturnas ou depósitos), e tem uma duração de um mínimo de 8 horas.
  • Nível avançado: por fim, este último visa áreas de alto risco (em que são depositados substâncias inflamáveis, por exemplo) e o curso tem o mínimo de 24 horas.
E a sua empresa, precisa de um curso de brigada de incêndio? Então venha conversar com a Veiga Gestão Ocupacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *