Protetor facial: aprenda como usar!
Como já falamos por aqui, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são importantíssimos para a saúde do trabalhador. Dessa forma, entre eles, há um que tem particular destaque, que é o protetor facial, também chamado de face shield, graças ao nome em inglês. Dessa forma, como sugere o nome, ele é utilizado, basicamente, para proteger […]
Como já falamos por aqui, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são importantíssimos para a saúde do trabalhador. Dessa forma, entre eles, há um que tem particular destaque, que é o protetor facial, também chamado de face shield, graças ao nome em inglês. Dessa forma, como sugere o nome, ele é utilizado, basicamente, para proteger a face, em ambientes que fornecem riscos. No entanto, como podemos caracterizar este equipamento de proteção individual? Como usar ele do jeito certo?

O que é o protetor facial?

protetor facial Para começar a falar sobre o protetor facial, então, vamos pelo básico. Ou seja, o que ele é, afinal de contas? E por que é tão utilizado? Dessa forma, inclusive em tempos de pandemia ele ganhou um certo destaque. Pois bem, como você já deve saber, há alguns tipos de trabalho que oferecem riscos aos colaboradores. Então, quando isso acontece, os equipamentos de segurança são necessários para resguardar a saúde do trabalhador. Dessa forma, como você já deve estar imaginando, o protetor facial é indicado quando os riscos envolvem a face. Por exemplo, quando há riscos de respingos de produtos químicos, biológicos ou até físicos. Além disso, poeiras minerais também apresentam riscos, além de temperaturas extremas, luminosidade excessiva, radiação e choques mecânicos. Perceba, portanto, que existem uma série de motivos para os quais se deve utilizar o face shield. Dessa forma, há uma regulamentação que versa a respeito da utilização deste equipamento. Então, me refiro à Norma Regulamentadora 6 (NR 6), que fala sobre os EPIs de forma geral. Por meio dessa NR 6, inclusive, que vemos a obrigatoriedade do uso do face shield para trabalhadores com esse risco. Além disso, ela determina que este equipamento deve ser feito com base em policarbonato, além de ser acoplado a um capacete ou peça única.

Benefícios desse equipamento de proteção individual

Como mencionei acima, existem benefícios relacionados ao uso do protetor facial. Obviamente, os benefícios estão ligados aos riscos que os trabalhadores podem correr no ambiente de trabalho. Então, há diferentes tipos de face shield, os quais são relacionados às diferentes vantagens do uso do equipamento. Veja quais são eles:

Contra radiação

Em primeiro lugar, há a proteção contra a radiação, que pode ser tanto ionizante quanto não ionizante. Um exemplo, então, é a proteção contra radiação infravermelha, que pode levar a lesões tanto nos olhos quanto na pele. Além disso, a radiação ultravioleta também é perigosa. Esta, por sua vez, ocorre principalmente quando há exposição intensa ao sol.

Contra impactos

Como você deve estar imaginando, impactos também podem causar problemas de saúde na face, certo? Então, para essa proteção, o protetor facial também é indicado. Assim, essas partículas podem ser respingos de produtos, fagulhas, poeiras minerais, entre outros.

Contra luminosidade

No caso da proteção contra a luminosidade intensa, este EPI deve ter uma especificidade. Então, ele deve ter tonalidades e cores que são especificas para controverter o excesso de luz.

Contra temperaturas extremas

Além disso, quando o risco é de temperatura extrema (térmico), o face shield também ajuda na proteção. Saiba que isto ocorre tanto para o frio quanto para o calor.

Contra agentes químicos e biológicos

Por fim, agentes químicos e biológicos podem gerar riscos à saúde como contaminações. Então, estes protetores faciais protegem para que eles não penetrem no corpo a partir da face.

Como higienizar o face shield

protetor facial Por fim, a NR 6 também ensina higienizar o seu protetor facial. Assim, isso deve ser feito de acordo com as orientações do fabricante. No entanto, ainda assim existem algumas recomendações padronizadas. Por exemplo, a limpeza com água e sabão neutro. Utilize, no máximo, uma esponja macia, se for o caso, mas sempre cuidando para não danificar o equipamento. Aprendeu sobre a importância do protetor facial? Então siga acompanhando nossas publicações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *