O que é ISO 9004? Entenda!
Você sabe o que é ISO 9004? Além disso, como ela se diferencia tanto da ISO 9000 quanto da ISO 9001? Desde já, antecipo que estes são padrões de qualidade que elevam a confiança e os resultados de qualquer organização. Então, com relação a elas, existem também benefícios e características peculiares. Saber disso pode garantir […]
Você sabe o que é ISO 9004? Além disso, como ela se diferencia tanto da ISO 9000 quanto da ISO 9001? Desde já, antecipo que estes são padrões de qualidade que elevam a confiança e os resultados de qualquer organização. Então, com relação a elas, existem também benefícios e características peculiares. Saber disso pode garantir melhores resultados à sua organização, bem como permitirá entender a melhor forma de aplicar. Então, acompanhe!

O que é ISO 9004

As normas padrão ISO são criadas pela Organização Internacional de Padronização – ou International Standardization Organization (ISO), na língua inglesa. Dessa forma, é ela quem institui, por exemplo, o que é ISSO 9004. Dessa forma, as normas ISO são, em síntese, orientações que dizem respeito à gestão e às demandas das organizações. Ou seja, dizem respeito à chamada “gestão de qualidade”, que se popularizou com versões como o ISO 9001. Por isso, a ISO 9004 veio justamente para ampliar aquilo que já havia anteriormente com os padrões que falaremos na próxima seção. Para isso, ela engloba diversos setores e processos das instituições, passando pelos funcionários, terceirizados, consumidores, etc. Então, a ideia, em linhas gerais, é trazer um sucesso focado na qualidade das práticas da organização. Assim, a satisfação do cliente, por exemplo, é um foco que deve ser atendido, atendendo até mesmo as expectativas mais exigentes. No entanto, não existe uma certificação específica ISO 9004. Ainda assim, ela possui e entrega ferramentas que facilitam a gestão, auxiliando a otimizar os processos da sua empresa, além de identificar as áreas prioritárias para melhorias.

Diferenças para ISO 9000 e ISO 9001

ISO 9004 Como falei anteriormente, a Organização Internacional de Padronização é quem institui o que é o ISO 9004. Além disso, porém, existem outras normas, como é o caso do ISO 9000 e do ISO 9001. Não se perca, entretanto, diante de tantas informações. Dessa maneira, o importante, aqui, é entender de forma resumida as diferenças do ISO 9004 tanto para a padronização ISO 9000 quanto para a ISO 9001.
  • ISO 9000: ela é quem traz algumas ideias gerais a respeito do que significa uma gestão de qualidade. Além disso, oferece suporte às outras normas ISO.
  • ISO 9001: esta, por seu turno, é especificamente voltada na gestão de qualidade, focando na produção consistente e na confiança da empresa.
  • ISO 9004: por sua vez, esta amplia ainda mais os conceitos de gestão que já eram existentes nas duas anteriores, trazendo um modelo mais otimizado e focalizado. Ela faz isso ao ampliar os benefícios a todos os atores envolvidos com a organização, seja direta ou indiretamente.
Vale ressaltar, ainda, que não necessariamente as normas são excludentes. Por exemplo, as normas ISO 9001 e ISO 9004 podem ser implementadas tanto de forma separada quanto em conjunto, sem prejuízos à empresa.

Benefícios

o que é ISO 9004 Até aqui, já falei o que é ISO 9004 e quais são as suas diferenças tanto para a ISSO 9000 quanto para a ISO 9001, certo? Para finalizar, então, é o momento de falarmos um pouco mais a respeito disso e por que uma gestão de qualidade pode incrementar os seus resultados. Portanto, de forma geral, alguns dos principais benefícios são estes:
  • Traz credibilidade à marca, uma vez que os consumidores valorizam as certificações;
  • Permite identificar processos que não são necessários;
  • Possibilita a redução de custos, eliminando as tarefas desnecessárias;
  • Auxilia, também, na identificação de priorização para melhorias na empresa;
  • Permite a avaliação de obstáculos para o crescimento;
  • Auxilia no desenvolvimento de lideranças;
  • Oferece um poder superior de retenção do cliente, o que também deve levar ao aumento no faturamento;
  • Otimiza o trabalho dos funcionários da empresa.
Perceba, assim, que adotar um padrão ISO 9004 pode ser uma boa ideia para a sua empresa. Portanto, resta implementá-la. Gostou da publicação? Então compartilhe com seus amigos e continue em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *