O que é HSE (saúde, segurança e meio ambiente)?
As práticas de HSE visam, sobretudo, a saúde, a segurança e o meio ambiente. Assim, elas permitem a adequação às normas e às legislações a respeito destes temas. No entanto, o que de fato significa este conceito? O que saúde, segurança e meio ambiente significam nele? Como aplicá-lo? Leia e entenda! O que é HSE? […]
As práticas de HSE visam, sobretudo, a saúde, a segurança e o meio ambiente. Assim, elas permitem a adequação às normas e às legislações a respeito destes temas. No entanto, o que de fato significa este conceito? O que saúde, segurança e meio ambiente significam nele? Como aplicá-lo? Leia e entenda!

O que é HSE?

Health, Safety and Environment (HSE) é a nomenclatura em inglês para o que conhecemos como o conceito de saúde, segurança e meio ambiente. Mais comumente, no entanto, é chamarmos simplesmente de HSE ou, no Brasil, também de SSMA. Mas, afinal, o que é HSE? O que significa este conceito e por que ele é tão importante? Na verdade, este termo se refere a um departamento, o qual deve existir na empresa e, como não poderia deixar de ser, lida com questões de saúde, segurança e meio ambiente. Dessa forma, é ele quem lida com questões de saúde ocupacional e da prevenção de riscos, por exemplo. Assim, protege os seus trabalhadores de exposição a riscos diariamente, garantindo a eles uma melhor qualidade de trabalho, livre de riscos. Além disso, um ponto adicional e não menos importante é a incorporação do meio ambiente. Desse jeito, o que se entende é que ele também é parte importante e deve ser preservado nas práticas de qualquer organização. Então, quanto mais a empresa cresce, mais o departamento de HSE se torna necessário e importante. Isto porque, como se sabe, existem muitas leis e normas técnicas às quais qualquer organização deve se submeter. E, neste caso, é exatamente o departamento de saúde, segurança e meio ambiente quem cuida dessas questões. Por isso, o SSMA atende às necessidades da empresa, ao mesmo tempo em que incorpora as normas técnicas.

Os objetivos de saúde, segurança e meio ambiente

o que é HSE Pois bem, como você já deve ter notado, existem três elementos centrais quando falamos sobre o que é HSE. São eles a saúde, a segurança e o meio ambiente. Então, cada um tem um papel específico, e é isso que veremos agora.

Saúde

A finalidade da saúde no HSE é bastante evidente. Ela deve cuidar para que o espaço de trabalho não seja nocivo e nem apresente risco aos trabalhadores que ali estiverem. Por isso, ela busca atender a questões como:
  • Aplicar as exigências legais e normativas a respeito da segurança do trabalho;
  • Identificar fatores de risco para os profissionais;
  • Eliminar qualquer risco à saúde dos trabalhadores;
  • Conscientizar os profissionais tanto sobre a importância da adequação às normas técnicas (como uso de equipamentos) quanto sobre a prevenção de lesões e doenças.

Segurança

A segurança no SSMA está, de certa forma, relacionada à saúde. Isto porque a ideia central, neste caso, é que o ambiente de trabalho é que seja seguro ao profissional. Para isso, deve-se buscar prevenir qualquer tipo de incidente, eliminando focos de risco à segurança. Para isso, os equipamentos devem ser verificados constantemente e, também, os profissionais devem ser alertados e treinados.

Meio ambiente

Por fim, mas não menos importante, temos o meio ambiente. Neste caso, o HSE tem seu lado mais sustentável, e foca na adaptação da organização a práticas que não sejam nocivas ao ambiente em que vivemos. Por isso, ações de sustentabilidade são extremamente bem-vindas e devem ser estudadas. A retirada do lixo, por exemplo, deve obedecer a parâmetros específicos, sendo ele eliminado nos locais preestabelecidos pela legislação.

Dicas para se adequar ao HSE

HSE Por fim, saiba que existem algumas dicas que ajudam a sua empresa a se adequar ao HSE. São algumas etapas simples que podem melhorar bastante a sua gestão, bem como a qualidade do trabalho dos funcionários. Então, veja:
  • Desenvolva treinamentos específicos para a sua equipe de trabalho;
  • Faça um checklist dos processos relacionados ao SSMA;
  • Crie planos de ação e sistemas de gerenciamento para potencializar os resultados obtidos.
Com isso, e sabendo o que é HSE, você vai ver que a sua empresa vai ter ótimos resultados. Para melhorá-los ainda mais, venha conversar com a Veiga Gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *