Inspeções de segurança: o que são e por que são importantes?
As inspeções de segurança do trabalho têm um caráter preventivo e proativo. A partir delas, portanto, você pode reduzir o risco de acidentes na sua empresa, bem como o de doenças ocupacionais. No entanto, como fazer isso? O que de fato significa uma inspeção de segurança? Existem benefícios para a produtividade da empresa, além da […]
As inspeções de segurança do trabalho têm um caráter preventivo e proativo. A partir delas, portanto, você pode reduzir o risco de acidentes na sua empresa, bem como o de doenças ocupacionais. No entanto, como fazer isso? O que de fato significa uma inspeção de segurança? Existem benefícios para a produtividade da empresa, além da saúde do trabalhador? Para saber sobre isso, siga lendo!

O que são inspeções de segurança

De forma geral, as inspeções de segurança são algumas ações que devem ser realizadas a fim de reduzir riscos. Ou seja, a partir delas diminui-se tanto a chance de acidentes de trabalho quanto de doenças ocupacionais que possam acometer os trabalhadores. Por isso, uma inspeção de segurança no trabalho é vista com bons olhos para qualquer empresa. Isto porque elas previnem que estes riscos virem realidade. Assim, melhoram a qualidade do trabalho do funcionário e diminuem as chances de problemas para a própria empresa. Desta forma, em outras palavras, estas inspeções visam implementar intervenções preventivas e precoces. Além disso, outra função é a de averiguar se as políticas de segurança no trabalho são coerentes com as normas técnicas e a legislação trabalhista. Com isso, portanto, não somente tem o potencial de melhorar a saúde do trabalhador, como também a de evitar multas e notificações para a empresa. Então, acaba sendo bom para todos os envolvidos, não é mesmo? Para isso, aliás, existem tipos de inspeções de segurança, sobre as quais já falamos neste outro post. Em síntese, elas podem ser inspeções gerais, de rotina, periódicas, especiais, oficiais, parciais e eventuais – cada uma com uma característica própria. Dito isso, agora você já sabe o que de fato é uma inspeção de segurança no trabalho, certo? Dessa forma, chegou o momento de vermos em maiores detalhes por que elas são importantes. Por isso, siga lendo!

Benefícios das inspeções

inspeções de segurança Pois bem, agora que você já viu o que são e para que servem as inspeções de segurança, é hora de falar um pouco mais sobre seus benefícios. Por isso, separei os três principais:

1.      Impedem a deterioração dos equipamentos

Um dos principais benefícios das inspeções de segurança do trabalho é que elas permitem identificar problemas nos equipamentos. Sabemos que eles são bem duráveis – ou seja, tem uma vida útil. Por isso, com o passar do tempo, é natural que o maquinário vá sendo afetado, o que pode levar a acidentes futuros. Nestes casos, as inspeções têm esta função de serem preventivas, identificando problemas e resolvendo eles de forma proativa. Além disso, tenha em mente também que equipamentos que não estão funcionando corretamente também podem trazer perdas em produtividade. Desta forma, consertá-los também deverá trazer melhores resultados à empresa.

2.      Previnem acidentes

Outro benefício é que as inspeções também ajudam a prevenir acidentes – sejam eles relacionados aos maquinários ou não. Por exemplo, com relação às boas práticas de segurança, no uso de EPIs.

3.      Ajudam a identificar riscos

Outro ponto vantajoso de uma inspeção de segurança é a análise de riscos. Então, quais são as práticas da empresa e/ou dos funcionários que podem trazer algum problema? E como mudar isso? Assim, estas são algumas perguntas a serem respondidas.

Como fazer

inspeções de segurança Para finalizar, vou ensinar alguns passos básicos de como realizar inspeções de segurança na sua empresa. Para isso, basta seguir algumas indicações como as a seguir:
  • Crie rotinas de checagem de segurança programadas na empresa
  • Realize manutenções periódicas nos equipamentos
  • Busque sempre atender as normas técnicas e a legislação
  • Faça auditorias, se julgar necessário
E então, aprendeu mais sobre inspeções de segurança? Então, para mais conteúdos como esse, continue acessando nosso blog! Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *