Checklist segurança do trabalho: o que é e como fazer?
Você já ouviu falar em checklist segurança do trabalho? Pois bem, esta prática possibilita que você mantenha, na sua empresa, um ambiente mais seguro e adequado para os trabalhadores. Ou seja, minimizando os riscos. Dessa forma, um checklist para segurança do trabalho visa manter tudo em ordem conforme mandam as normas regulamentadoras, como a NR-09 […]
Você já ouviu falar em checklist segurança do trabalho? Pois bem, esta prática possibilita que você mantenha, na sua empresa, um ambiente mais seguro e adequado para os trabalhadores. Ou seja, minimizando os riscos. Dessa forma, um checklist para segurança do trabalho visa manter tudo em ordem conforme mandam as normas regulamentadoras, como a NR-09 ou a NR-35. Portanto, para saber mais sobre este tema, acompanhe!

O que é o checklist segurança do trabalho

Em primeiro lugar, então, vamos começar pelo básico. Afinal, o que é este checklist segurança do trabalho sobre o qual estamos falando? Além disso, para que ele serve? Pois bem, como indica o nome em inglês, ele funciona como se fosse uma lista de verificação. Nesta lista, então, constam equipamentos, locais de trabalho, procedimentos e condutas em geral os quais devem ser avaliados. Desta forma, a finalidade é identificar se as práticas da empresa estão de acordo com as melhores práticas de segurança do trabalho, com as normas técnicas e com a legislação. Assim, isto traz, como resultado, um risco menor à segurança e à saúde dos funcionários. Ademais, também evita problemas com a fiscalização, como multas, por exemplo. Por isso, toda a atividade se concentra ao redor de três objetivos: prevenir acidentes, detectar riscos e verificar o cumprimento de todas as normas de segurança. Então, é isto que você deve ter em mente ao realizar seu checklist para segurança do trabalho.

Benefícios

checklist segurança do trabalho Portanto, agora que você já sabe o que é o checklist segurança do trabalho, é hora de avançarmos um pouco. Por isso, vou falar agora um pouco mais a respeito dos seus benefícios. Embora alguns estejam já implícitos, eles são bastante importantes. Veja:

Melhora a segurança do trabalho

Talvez o benefício mais explícito do checklist segurança do trabalho é que ele melhora este fator na empresa. Assim, tem o papel de ser preventivo, garantindo a integridade física de seus funcionários, bem como das estruturas da própria empresa.

Otimiza os processos

Primeiramente, é importante salientar que um bom checklist de segurança do trabalho serve para otimizar os processos na empresa. Dessa forma, não apenas evita acidentes com os seus funcionários, como também aumenta a produtividade. Isto ocorre por alguns motivos em particular. Um deles, é porque colaboradores que se sentem mais seguros tendem a produzir mais e melhor. Outro, porque a partir do checklist você garante que os equipamentos estão operando em bom estado.

Permite maior eficiência no uso dos recursos

Uma vez que checklists para segurança do trabalho estiverem sendo feitos, você terá informações importantes em suas mãos. Com elas, saberá, por exemplo, quando e com que frequência manutenções devem ser feitas. Dessa forma, os checklists permitem que a empresa consiga antecipar com maior exatidão quando deverão executar estes serviços de manutenção. Desse modo, pode antecipar também os recursos que deverão ser gastos, evitando surpresas e contratempos.

Tipos de checklist

checklist segurança do trabalho Por fim, saiba que existem alguns tipos distintos de checklist segurança do trabalho. Entre os principais, no entanto, constam dois: o checklist de conformidade e o checklist de afirmação. No caso do checklist de conformidade, são realizados formulários, os quais buscam identificar se as ações na empresa estão de acordo com o que sinalizam os padrões. Crie, por exemplo, alternativas de “conforme”, “não conforme” e “não se aplica” ao que é previsto nas normas técnicas para cada processo e ambiente. Já, com relação ao checklist de afirmação, a ideia é, como sugere o nome, indicar se está ou não cumprindo a norma de forma direta. Ou seja, na lista de verificação, coloque apenas as opções “sim” e “não” para serem preenchidas. Dessa forma, perceba que há alguns métodos para realizar seu checklist segurança do trabalho. Para saber mais sobre isso, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *