Inspeções de segurança no trabalho: quais os principais tipos?
As inspeções de segurança no trabalho são utilizadas para identificar possíveis condições nocivas ao trabalhador no ambiente de trabalho. Dessa forma, elas são muito úteis para evitar, por exemplo, as doenças ocupacionais. Dessa forma, com a finalidade de alcançar estes objetivos, existem diferentes tipos de inspeções de segurança. Por isso, para você saber melhor sobre […]
As inspeções de segurança no trabalho são utilizadas para identificar possíveis condições nocivas ao trabalhador no ambiente de trabalho. Dessa forma, elas são muito úteis para evitar, por exemplo, as doenças ocupacionais. Dessa forma, com a finalidade de alcançar estes objetivos, existem diferentes tipos de inspeções de segurança. Por isso, para você saber melhor sobre este tema, preparei esta publicação especial. Então, fique atento e leia até o fim!

Inspeções gerais

Em primeiro lugar, é importante destacar as inspeções gerais entre as principais inspeções de segurança no trabalho. Elas se caracterizam por envolverem todos os setores da empresa. Por isso, aliás, possuem este nome. Dessa forma, muitos profissionais participam destas inspeções. Entre eles, por exemplo, temos técnicos de segurança do trabalho, engenheiro, médicos, assistentes sociais, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores de forma geral. Além disso, é importante você saber, também, que não basta fazer apenas uma vez esta inspeção e depois nunca mais. Pelo contrário, aliás: elas devem ser feitas regularmente, respeitando alguns intervalos predeterminados.

Inspeção de rotina

inspeções de segurança no trabalho Este tipo de inspeções de segurança do trabalho são as mais comuns. Além disso, as inspeções de rotina também são chamadas como inspeções diárias, e talvez você reconheça apenas por este nome. Portanto, como indica este segundo termo, ela constitui em atividades as quais devem ser incorporadas na rotina dos profissionais da área de segurança do trabalho da empresa. Então, elas são realizadas com uma alta frequência. Dessa forma, a ideia é identificar erros que estejam sendo cometidos no dia a dia do profissional. Por exemplo, são averiguados os equipamentos, os métodos de trabalho, os fatores ambientais, as atividades em si, entre outros fatores.

Inspeções periódicas

Como indica o nome, também, as inspeções periódicas são inspeções de segurança do trabalho que são feitas com uma certa frequência. Da mesma forma que a anterior, elas têm a finalidade de identificar condições de insegurança e de risco. Então, alguns fatores como o desgaste das ferramentas e do maquinário são avaliados, por exemplo. Inclusive, há inspeções desta natureza que são regulamentadas por leis.

Inspeções oficiais

As inspeções de segurança do trabalho do tipo oficial são um pouco distintas das anteriores. Neste caso, elas possuem a característica de serem feitas por órgãos externos à instituição. Então, normalmente são realizadas ou por agentes externos governamentais ou por agentes externos privados. Sendo assim, órgãos governamentais podem executar este tipo de inspeção para avaliar se a empresa está operando conforme as legislações trabalhistas. Já, no caso de agentes privados, é um pouco diferente. Aqui, normalmente uma inspeção é executada para verificar um sinistro, como no caso de uma empresa de seguro.

Inspeções especiais

inspeções de segurança do trabalho Este tipo de inspeção de segurança do trabalho auxilia na identificação de riscos presumíveis. Portanto, elas são feitas para identificar aqueles problemas que precisam de profissionais qualificados e equipamentos específicos para resolver. Dessa maneira, como já está implícito, é uma inspeção que possui um caráter mais técnico. Alguns exemplos são as verificações para avaliar a quantidade de partículas tóxicas que estão presentes no ar e a medição de ruído ambiental.

Inspeções parciais

Como indica o nome, as inspeções de segurança do trabalho parciais são feitas apenas em algumas áreas da empresa. Por isso, elas são bastante específicas e visam verificar apenas alguns processos, máquinas, atividades ou equipamentos.

Inspeções eventuais

Para finalizar, temos as inspeções de segurança do trabalho de tipo eventual. Assim, a finalidade da execução delas é identificar problemas técnicos que podem surgir na empresa, sem necessidade de frequência nas verificações. E então, agora que você já está sabendo tudo sobre as inspeções de segurança do trabalho, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *