Brigada de incêndio: o que é e por que é importante?
Uma brigada de incêndio é fundamental para prevenir e combater focos de incêndios nas empresas. Além disso, as brigadas também são capacitadas para fornecer primeiros socorros em situações emergenciais. Portanto, as atribuições de um brigadista de incêndio são amplas e importantes. Por isso, é fundamental que sejam bem capacitados. Para entender melhor sobre este assunto, […]
Uma brigada de incêndio é fundamental para prevenir e combater focos de incêndios nas empresas. Além disso, as brigadas também são capacitadas para fornecer primeiros socorros em situações emergenciais. Portanto, as atribuições de um brigadista de incêndio são amplas e importantes. Por isso, é fundamental que sejam bem capacitados. Para entender melhor sobre este assunto, siga lendo!

O que é uma brigada de incêndio

brigada de incêndio   Em síntese, uma brigada de incêndio pode ser definida como um grupo de pessoas as quais são treinadas e capacitadas com a finalidade de prevenir, combater e abandonar princípios de incêndios, além de prestar primeiros socorros quando necessário. Estas brigadas são definidas de acordo com normas técnicas, principalmente a NBR 14276. Nesta norma, são dispostas todas as informações que são necessárias para a criação de uma equipe destas. Ela define, por exemplo, as seguintes categorias:
  • Bombeiro profissional civil: é um bombeiro profissional que atende empresas
  • Bombeiro profissional público: sendo civil ou militar, presta serviços a uma corporação
  • Bombeiro voluntário: é pertencente a uma organização não-governamental, e presta serviços a uma corporação desta natureza contra serviços de atendimentos a emergências
Além disso, a mesma NBR 14276, estabelece que um plano de segurança contra incêndio é um conjunto de ações para controlar possíveis emergências desta natureza. Ademais, diferencia a prevenção do combate ao incêndio. O primeiro seria composto de medidas para evitar que aconteça, enquanto o segundo de ações com a finalidade de isolar ou extinguir o incêndio.

Como se organiza uma brigada

Pois bem, agora que você já sabe o que é uma brigada de incêndio, é hora de entender como deve ser composta. Neste caso, a organização interna nos diz como ela opera:
  • Coordenador geral: responde por todas as edificações de uma planta, sendo escolhido entre os brigadistas aprovados em um processo seletivo.
  • Chefe da brigada: este, por outro lado, é o responsável por uma mesma edificação, e somente ela, também sendo escolhido entre os brigadistas que passaram em processo seletivo.
  • Líder da brigada: o líder responde pelas ações emergenciais numa só área de atuação, como um pavimento, por exemplo. Da mesma forma que os anteriores, deve ser escolhido entre os aprovados em processo seletivo.
  • Brigadista: por fim, este é quem executa as funções (prevenção, combate e abandono), atuando dentro de uma área anteriormente estabelecida com as atribuições referidas na seção anterior.
Com tudo isso, então, o que ocorre é que há um organograma para uma brigada de incêndio, o qual deve ser montado nas empresas. Ele é construído a partir de variáveis importantes, como o número de empregados, de edificações e de pavimentos de cada edificação. Dentro dessa organização, e com base nos cargos que mencionei acima, o responsável pela brigada é um líder, chefe ou coordenador geral. Se sua empresa só possui um pavimento em uma edificação, por exemplo, apenas um líder já basta. No entanto, caso haja mais de um pavimento numa só edificação, então há a necessidade de um chefe de brigada. Por fim, se for mais de uma edificação, com mais pavimentos, há a necessidade de um coordenador geral.

O que faz uma brigada de incêndio?

brigada de incêndio No início da publicação, mencionei que uma brigada de incêndio atua na prevenção, no abandono e no combate a princípios de incêndio, além de prestar primeiros socorros, certo? Agora, chegou o momento de detalhar um pouco mais. Inicialmente, o que faz uma brigada de incêndio como ação de prevenção? Por certo, existem algumas iniciativas como a avaliação de riscos, a inspeção (tanto dos equipamentos quanto das rotas de fuga), realização de exercícios simulados a orientação às pessoas. Além disso, é dever também realizar, como medida preventiva, um relatório onde constem todas as avaliações, indicando irregularidades. Este relatório deve ser encaminhado aos órgãos que responsáveis por cada um. Dito isso, além de prevenir, uma brigada de incêndios também exerce um papel importante no combate. Isto ocorre, então, quando há necessidade de atuação em emergências. O que se faz, nestes casos, é, em primeiro lugar, identificar a situação de risco. Além disso, a área deve ser abandonada, bem como a energia é cortada. Ao mesmo tempo, deve ser iniciado o combate ao incêndio e o Corpo de Bombeiros deve ser acionado. Quando o Corpo de Bombeiros chegar, aliás, a brigada deve ser capaz de orientá-lo. Enquanto isso, os primeiros socorros devem ser feitos.

Curso de formação

Para finalizar, saiba que existem cursos de formação para brigadistas. Aliás, qualquer membro de uma brigada de incêndio deve passar por um desses cursos, a fim de se capacitar de acordo com as normas técnicas exigidas. Dessa forma, o que um curso destes faz é focar nos elementos discutidos ao longo deste texto e na NBR 14276. Isto, é claro, deve ser feito em muito mais detalhes, aprofundando cada elemento na prática. Então, pelo lado teórico, aspectos relacionados à atuação e aos equipamentos são discutidos, além de primeiros socorros, análise de vítimas e da área, etc. Já, com relação à prática, o foco é em combate de incêndio, primeiros socorros e abandono de área. Além disso, há um elemento de tempo do treinamento nas brigadas. O ideal é que ele seja renovado a cada 12 meses ou até mesmo antes, caso mais da metade dos seus membros seja trocado. Por fim, é importante ressaltar que existem empresas que realizam estes treinamentos. Neste sentido, fornecem capacitação para que seu negócio e seus funcionários se mantenham protegidos. Se você está procurando uma delas para construir a sua brigada de incêndio, entre em contato com a Veiga Gestão! Basta clicar aqui para conversar conosco sobre suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *