Conheça o que é segurança do trabalho
Todo trabalhador deve ter a sua integridade garantida pelos contratantes, independente do segmento em que atua. Além disso, principalmente quem trabalha com atividades de risco, deve ter proteção adequada para a realização das tarefas diárias. Conheça o que é segurança do trabalho e descubra mais sobre o assunto neste post! O que é segurança do […]
Todo trabalhador deve ter a sua integridade garantida pelos contratantes, independente do segmento em que atua. Além disso, principalmente quem trabalha com atividades de risco, deve ter proteção adequada para a realização das tarefas diárias. Conheça o que é segurança do trabalho e descubra mais sobre o assunto neste post!

O que é segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é o conjunto de elementos que asseguram a integridade do trabalhador por meio da prevenção. Para isso, é necessário seguir:
  • Normas;
  • Políticas;
  • Procedimentos;
  • Medidas Preventivas.
Todos esses recursos possibilitam que haja a construção de um ambiente laboral seguro e de acordo com os requisitos de saúde e bem estar estipulados para o local de trabalho. Desde que foi criada, a segurança do trabalho tem sido aperfeiçoada com técnicas e metodologias para evitar o surgimento de doenças e possíveis acidentes. Também vale lembrar que não só a saúde física, mas também a mental faz parte da responsabilidade da segurança do trabalho, que tem como foco garantir condições adequadas para que os funcionários exerçam suas funções.

Para que serve a segurança do trabalho?

Um dos principais objetivos da segurança do trabalho é impedir que qualquer acidente ou doença surja. Por esse motivo, quanto mais qualidade de vida e cuidados durante a jornada do trabalhador, maior será a produtividade e menores serão os prejuízos. Assim, para que os objetivos sejam cumpridos, é preciso:
  • Treinar os funcionários sobre cuidados para prevenir acidentes e doenças;
  • Fornecer recursos para proteger os funcionários;
  • Respeitar normas e leis;
  • Manter um ambiente saudável e seguro de trabalho;
  • Fornecer condições para que o funcionário mantenha sua saúde em dia.

Como é aplicada a segurança do trabalho?

Para que a segurança do trabalho seja aplicada adequadamente, é necessário:
  • Colocar em prática conceitos e técnicas da engenharia de segurança, além da medicina do trabalho em treinamentos, equipamentos e elementos que possam impactar na saúde da equipe;
  • Realizar o preparo e conscientização dos contratantes e trabalhadores sobre acidentes, doenças ocupacionais e quaisquer fatores que afetem a qualidade de vida;
  • Implantar melhorias e recursos para auxiliar trabalhadores a desempenharem suas funções;
  • Fornecer EPis (Equipamento de Proteção Individual) sempre que necessário e de acordo com as normas de segurança;
  • Garantir que as condutas e normas de segurança sejam cumpridas.

Por que aplicar segurança do trabalho?

Porque é fundamental evitar que qualquer fator externo afete os trabalhadores durante o cumprimento da jornada de trabalho. Saúde e bem estar melhoram a produtividade, qualidade do serviço, além de evitarem prejuízos e danos para funcionários e empregadores.  Vale ressaltar que empregados que trabalham em um ambiente agradável constroem um vínculo com a empresa e se mantêm mais motivados. Inclusive, um bom gestor organizacional que capacita a equipe e busca recursos para manter a sua integridade, consegue gerar melhores resultados.

Acidentes e doenças no trabalho

Investir em segurança e medicina do trabalho evita acidentes como:
  • Quedas;
  • Lesões;
  • Choques;
  • Queimaduras;
  • cortes .
Além de doenças como:
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Rinite;
  • Bronquite;
  • Enxaqueca;
  • Alergias.

Causas dos acidentes

Para impedir acidentes, é preciso investigar sua causa para prevenir sua ocorrência. Entre as principais razões, estão:
  • Ações incorretas ou inseguras, como desrespeito a normas, placas de segurança e uso inadequado de equipamentos de proteção;
  • Ambientes não adequados para realização de atividades laborais, que além de gerarem riscos aos funcionários, podem afetar a sua integridade em curto ou longo prazo;
  • Falta de treinamento para exercer funções arriscadas ou usar aparelhos e equipamentos que podem gerar danos.

Legislação

A legislação que regula a segurança do trabalho é a Portaria GM nº 3.214 do Ministério do Trabalho, responsável por estabelecer as Normas Regulamentadoras (NRs) no ambiente laboral. É preciso lembrar que todas as NRs devem ser aplicadas tanto em organizações públicas quanto privadas. O Poder Público é o responsável por legislar e aplicar medidas relativas ao descumprimento das normas, além de executar penalidades a todos que não seguem a regulamentação. A legislação prevê que tanto empregadores quanto empregados têm responsabilidades e deveres durante a jornada de trabalho. Confira a seguir deveres do empregador e dos empregados.

Deveres do empregador

Todo empregador, independente do segmento da organização, deve:
  • Cumprir tudo o que está disposto na legislação e medicina do trabalho;
  • Comunicar os empregados por diversos meios (seja por cartazes, recursos virtuais ou pessoalmente) sobre as leis e normas aplicadas;
  • Prover o que for necessário para que haja a fiscalização da legislação;
  • Garantir suporte aos empregados em caso de acidentes ou doenças.
Também é importante lembrar que a empresa precisa manter um canal de comunicação com seus colaboradores para que seja possível identificar precocemente quaisquer sinais de problemas de saúde ou doenças.

Deveres dos empregados

Não apenas os empregadores devem cumprir com a legislação. Empregados são responsáveis por cumprir todas as medidas estipuladas, como:
  • Respeitar as leis e normas de segurança e orientações do empregador;
  • Usar equipamentos de segurança adequadamente;
  • Auxiliar a organização a aplicar as NRs.
Além disso, é necessário que haja uma conscientização para que em caso de qualquer imprevisto ou descumprimento das normas, os empregadores sejam informados. Também é de grande importância estar atento aos indícios de doenças e riscos de acidentes para prevenir sua ocorrência.

Conclusão

A segurança do trabalho, em conjunto com a medicina do trabalho, fornece tudo o que é necessário para que os empregados cumpram suas funções adequadamente e sem danos à saúde mental e física. É responsabilidade dos empregadores e gestores garantirem que a legislação e as normas sejam aplicadas da forma correta, uma vez que o descumprimento das leis podem gerar tanto acidentes quanto doenças. Além disso, toda organização que não cumpre o que é estabelecido pode ser responsabilizada com multas e receber prejuízos ainda maiores quando há negligência do empregador. Se você quer garantir as melhores soluções em gestão ocupacional para a sua empresa, procure a Veiga Gestão! Integramos tecnologia e expertise para trazer as melhores soluções em segurança e medicina do trabalho. Entre em contato com quem é sinônimo de seriedade e confiança.

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